Proposta do Canal do Cego é apresentada ao Minc
Fale conosco (86) 98825-6602

Proposta do Canal do Cego é apresentada ao Minc


Um canal de frequência de rádio FM aberta destinado a audiodescrição. Esta proposta de iniciativa do Instituto Comradio do Brasil foi apresentada no dia 06 de outubro, em Brasília, ao Ministro interino da Cultura, João Brant e à sua equipe técnica. A proposta do Canal do Cego tem como objetivo ampliar o acesso das pessoas com deficiência visual a teatros, cinemas e espetáculos culturais.

Segundo o Ministro é importante acertar na estratégia e ampliar a articulação. “Contem conosco aqui do Ministério da Cultura. Vamos trabalhar nesta ideia envolvendo a Coordenação Geral de Programas e Projetos Culturais do Minc e a Secretaria do Audiovisual. Acho que precisamos ampliar a articulação para conseguir acertar bem a estratégia e sermos cobrados para ampliar as ações de política pública de inclusão”, disse o Ministro Interino, João Brant.

A proposta do Canal do Cego também foi apresentada ao Ministério das Comunicações, à Empresa Brasil de Comunicação – EBC, à Secretaria Nacional dos Diretos Humanos da Presidência da República e ao Instituto Cooperforte. As reuniões de apresentação aconteceram no período de 05 a 07 de outubro em suas respectivas sedes em Brasília.

A audiodescrição é um recurso que permite a descrição das informações que não são compreendidas por meio dos diálogos, como por exemplo, expressões corporais e faciais, efeitos especiais, mudanças de tempo e de ambiente, além da leitura de títulos, créditos e outros detalhes que surjam na tela da TV, cinema, jogos de futebol, teatro ou em eventos. O Canal do Cego é um produto originado a partir do Projeto Um Olhar Para a Cidadania – UOC que desenvolveu um pequeno transmissor de FM com custo bem menor que o do equipamento tradicional de audiodescrição. O projeto UOC tem o apoio dos Institutos Cooperforte e OI Futuro.

Dê sua opinião:


Veja também:

Cuidados com a voz foi assunto do Mais Comradio

Cuidados com a voz foi assunto do Mais Comradio

Filmes que os protagonistas são jornalistas

Filmes que os protagonistas são jornalistas

PARABÉNS: Relação de Alunos aptos a Colar Grau - Turmas 2018/2

PARABÉNS: Relação de Alunos aptos a Colar Grau - Turmas 2018/2