O evento aconteceu no Plenarinho Dom Sergio da Rocha na noite da última sexta-feira (01) e reuniu pesquisadores e alunos de comunicação social que durante duas horas discutiram assuntos relacionados ao atual contexto comunicacional brasileiro.
Pedro Caribé iniciou o espaço destacando que apesar do internet chegar a menos de 15% da população piauiense, a mesma é uma importante ferramenta de comunicação inclusive para a mobilização da social. “A internet desenvolve uma nova lógica de comunicação, é o que Paulo Freire chamava de a lógica em termos de igualdade entre uma pessoa e outra†disse.
O jornalista baiano destacou também os problemas enfrentados pela população para conseguir acesso pleno a internet, entre eles a falta de estrutura fÃsica adequada e a ausência de grandes investimentos públicos para democratização da rede que ainda deixam o paÃs em posições inferiores no ranking mundial.
Já o professor Orlando Berti que realiza estudos sobre comunicação comunitária no sertão do PiauÃ, destacou a força do rádio como meio de mobilização da sociedade. “Existem no Estado exemplos emblemáticos em algumas cidades de rádios comunitárias que realizam um bom trabalho com aceitação maior que emissoras convencionais†enfocou.
Para Berti os meios tradicionais perderam força ao longo dos anos para os meios alternativos, principalmente pela cobertura exagerada de eventos oficiais em troca de patrocÃnio governamental, deixando assim a população sem espaço para suas reinvindicações.
Esta foi à primeira edição do Espaço de Diálogo da turma Teresina 2013 da Escola de Comunicação Comradio do Brasil. Outras atividades serão realizadas no decorrer do curso com a participação de outros profissionais da imprensa.
Dê sua opinião: