"Cerimonial é a arte de administrar o improviso" Ressaltou o professor Cleiton Amaral
Fale conosco (86) 98825-6602

"Cerimonial é a arte de administrar o improviso" Ressaltou o professor Cleiton Amaral


Nos dias 03 e 04 de agosto, os alunos da Escola Comradio do Brasil foram capacitados em Cerimonial e Eventos pelo Professor Cleiton Amaral. Na oportunidade o professor explicou a história do cerimonial, tipos e erros e acertos na hora da prática.

A história do cerimonial começou quando em 1808 o Brasil recebeu um visitante ilustre, D. João VI, rei de Portugal e do Brasil juntamente com sua corte, com esse fato intensificou-se a utilização do cerimonial no que diz respeito a instalação de todos no Rio de Janeiro.

Para a aluna Enoisa Veras foi de grande importância o aprendizado da aula: “Conseguimos ver o cerimonial de uma forma que não conhecíamos, e percebemos a real importância dele em um evento”.

DICAS DE CERIMONIAL:

A equipe de trabalho de um cerimonial deve ser um grupo de profissionais qualificados na área, com conhecimentos e habilidades que facilitarão a fluidez da cerimônia e auxiliarão para que todas as etapas sejam realizadas com sucesso.

A MULHER deve manter os cabelos arrumados, unhas curtas e esmaltes com tonalidade clara, acessórios discretos e da mesma cor, decote comportado para evitar constrangimento, maquiagem discreta e bem feita para não transparecer descuido.

O HOMEM deve manter a barba feita, unhas curtas e arrumadas, cabelo penteado, meia da mesma cor do sapato e o cumprimento da gravata não deve ultrapassar muito o umbigo.

Ao organizar no roteiro o lugar do convidado à mesa, deve se considerar a procedência do cargo de acordo com o Decreto nº 70.274 de 09 de março de 1972, pois é ele que rege o cerimonial público no Brasil e contém todas as informações pertinentes ao cerimonial.

O cerimonialista precisa atentar-se a todo o evento e verificar um bom tempo antes se tudo estar nos conformes ou se precisa acrescentar ou remover algo.

O próximo encontro dos alunos da Escola Comradio, acontece nos dias 17 e 18 de agosto com a continuação da disciplina Cerimonial e Organização de eventos com o professor Cleiton Amaral.

Dê sua opinião:


Veja também:

Séries para maratonar com o Crush

Séries para maratonar com o Crush

Quebrando Tabus - Programa Mais Comradio

Quebrando Tabus - Programa Mais Comradio

Um raio nunca cai no mesmo lugar!

Um raio nunca cai no mesmo lugar!