Capacitação em técnicas para operação de áudio foi o assunto abordado na Escola Comradio
Fale conosco (86) 98825-6602

Capacitação em técnicas para operação de áudio foi o assunto abordado na Escola Comradio


Pensando na importância desse profissional os alunos da Escola de Comunicação Comradio do Brasil foram capacitados em técnicas de operação de áudio e em noções de acústica. A aula foi ministrada pelo professor José Dantas, sonoplasta na TV e Rádio Antares, que ressaltou as informações básicas e essenciais ao operador de áudio.

Segundo o professor os profissionais de áudio são tão importantes que comunicadores famosos já possuem até seu próprio operador. “Seja na mesa de som de uma emissora de rádio, gravando, editando ou apenas operando a programação no ar, ou em um show gravado ou ao vivo esse profissional merece todo reconhecimento, pois a qualidade do áudio independente da circunstancia, passa por ele. Alguns operadores são exclusivos de famosos comunicadores. Os mesmos conseguem entender o que o companheiro quer apenas com um olhar ou tom de voz” ressaltou o operador e professor José Dantas.

Para Dantas é importante explicar que muitas pessoas confundem sonoplasta com operador de áudio, mas existe uma grande diferença entre os dois. Confira agora os conceitos e diferenças de cada um:
Os sonoplastas operam equipamentos de uma emissora de rádio; organizam e executam a programação da emissora; editam áudio (trilhas sonoras, músicas, vinhetas, comerciais, chamadas promocionais e programas). No exercício das atividades, mobilizam capacidades de administrar o tempo e de improvisar, além de capacidades comunicativas para interagir com as equipes técnica, de programação e comercial.

Já o Operador de Áudio é o profissional responsável pela operação da mesa de áudio durante gravações e transmissões ao vivo, em emissoras de Rádio e Televisão, Cinema, como também em shows e eventos em geral. Realiza os processos de mixagem, controle do fundo musical, respondendo por sua qualidade.


A aula contou com a apresentação de todos os equipamentos para uma operação de áudio e com exemplificações de erros e acertos na prática. O próximo encontro da turma acontece nos dias 19 e 20 de outubro com a disciplina de Legislação da Comunicação com o professor Val Morais.

Dê sua opinião:


Veja também:

Inscrição promocional do 1° LOTE para o Curso de Rádio e TV encerra hoje

Inscrição promocional do 1° LOTE para o Curso de Rádio e TV encerra hoje

Cuidados com a voz foi assunto do Mais Comradio

Cuidados com a voz foi assunto do Mais Comradio

Filmes que os protagonistas são jornalistas

Filmes que os protagonistas são jornalistas