Alunos da escola comradio são capacitados em técnicas de entrevista e reportagem
Fale conosco (86) 98825-6602

Alunos da escola comradio são capacitados em técnicas de entrevista e reportagem


Pensando na importância da entrevista para o profissional de comunicação, a Escola Comradio do Brasil conta com a disciplina: A entrevista, no curso de comunicação social da instituição, que neste ano foi realizada nos dias 04 e 05 de maio. A disciplina trata de técnicas para reportagem e entrevista, e apura desde a produção de vídeo até a finalização da entrevista realizado pelo repórter. O encontro foi conduzido pelos professores Jessé Barbosa, Iraildon Mota e Jaqueline Bezerra.

Para Jessé Barbosa, professor da disciplina, uma das características de mais relevância para um repórter, é estudar o entrevistado e o assunto e se colocar no lugar do telespectador. ”Faça uma pesquisa do assunto e do entrevistado, mas não se prenda apenas as características do entrevistado, se coloque no lugar do telespectador. Se eles estivessem lá o que iriam perguntar?”. Questionou o professor.

IMG 1778

Jessé Barbosa falando de estrutura da entrevista

Durante as aulas os alunos também receberam treinamento de vídeo e posição nas entrevistas com a professora Jaqueline Bezerra, sócia-proprietária da zumbido produções. Segundo Jaqueline, a posição é essencial para o conteúdo do vídeo. “Você não é o centro da atenção. Lembre-se que você está lá para obter a perspectiva do entrevistado e não a sua, por isso deve-se tomar cuidado com a posição, roupas e gestos durante a entrevista ou apresentação do programa”. Ressaltou a professora.

IMG 1820

Jaqueline Bezerra explicando a importância da organização no vídeo

Em atividade prática os alunos encenaram uma apresentação de programa, incluindo uma reportagem, para identificar os erros e acertos na hora de ir para o campo.

IMG 1893

Alunos realizando prática de técnicas para a entrevista

No mesmo encontro, o Instituto Comradio do Brasil, representado por Jessé Barbosa e Iraildon Mota, explicou a iniciativa da empresa no 11º SALIPI – Salão de livro do Piauí. Os alunos irão participar ativamente da divulgação do evento, que contará como nota e como experiência para as disciplinas da escola.

IMG 1777

Jessé Barbosa explicando a iniciativa do Instituto Comradio no SALIPI

Entre as atividades realizadas pelos alunos, estarão entrevista com os participantes do evento transmitida ao vivo via twitcam e rádio on-line.

"Essa disciplina é de fundamental importância em nossa área, e agora para treinarmos na cobertura do SALIPI foi ainda melhor, além disso as aulas foram muito interativas e esclarecedoras para nossa profissão". Comentou o aluno Carlos Brasil.

O próximo encontro dos alunos acontece nos dias 18 e 19 de maio, com a disciplina de Produção de programas de Rádio com o professor Francisco José.

Dê sua opinião:


Veja também:

Prepare-se para não dormir está noite!

Prepare-se para não dormir está noite!

"A gente vem querendo ensinar e fica querendo ficar mais para aprender"

Técnicas de Voz

Técnicas de Voz