Comunicação: O início de tudo
Fale conosco (86) 98825-6602

Comunicação: O início de tudo

Começamos nossa saga sobre A Evolução dos Meios de Comunicação, falando sobre as Pinturas nas Cavernas.


O ser humano começou a sentir a necessidade de comunicar-se desde que começou a viver em sociedade, fosse para alertar sobre algum perigo, expressar sua cultura ou sentimento. Ao longo dos tempos, a comunicação evoluiu paralelamente com a humanidade motivada pelo intrínseco interesse de se comunicar.

A evolução da comunicação pode-se dividir em duas partes: Pré-História e História.

Pré-História é toda a forma de civilização anterior à invenção da escrita. O surgimento da escrita marca o início da História.

Paleolítico e Mesolítico de 500.000 A.C. a 18.000 A.C.

 Foi quando o homem começa a dominar a natureza, fabricar utensílios, usar trajes para se proteger do frio, usar o fogo e, dentre outras coisas, desenvolver a linguagem para se comunicar. Nesse processo, inicia-se o que hoje conhecemos como pinturas rupestres, ou seja, desenhos feitos em cavernas ou pedras para conseguir expressar-se.

Paleolítico e Mesolítico

Neolítico de 18.000 A.C a 5.000 A.C.

O homem passou a viver em grupos maiores, as habitações passaram de cavernas a casas construídas por ele próprio, os trajes eram feitos por tear, e a comunicação passou a ser expressa através da técnica de gravar o cotidiano em ossos, pedras e madeiras, assim como apareceu à modelagem em argila.


Idade dos metais de 5.000 A.C a 4.000 A.C.

 É assim denominada porque o homem começou a utilizar cobre ferro e bronze no seu dia a dia; as civilizações viram centros urbanos e o homem descobre a importância de se desenvolver perto de rios. Os seus meios de locomoção também se desenvolvem, porém o meio de comunicação continua o mesmo.


 A transição da Pré-história para a História se dá no final da Idade dos Metais, que foi por volta de 4.000 A.C. Os historiadores aceitam como certo o aparecimento da escrita na Mesopotâmia e no Egito.

"No próximo capítulo vamos ver como o uso dos Pombos Correio influenciou para fins de comunicação, passando por passagens bíblicas até guerras mundiais."


Fontes: 

https://www.infoescola.com/historia/historia-da-comunicacao-humana/

https://www.foton.com.br/divirta-se.php?id=drops/evolucao&idp=divirta-se_drops

Dê sua opinião:


Veja também:

Curso Técnico de Rádio & TV

Curso Técnico de Rádio & TV

ESCOLA COMRADIO ABRE PROCESSO SELETIVO

ESCOLA COMRADIO ABRE PROCESSO SELETIVO

Séries para maratonar com o Crush

Séries para maratonar com o Crush