Técnicas de Voz
Fale conosco (86) 98825-6602

Técnicas de Voz

Comunicar é inerente à vida. Não temos como fazer uma dissociação entre a vida e a comunicação, pensando nisso separamos alguns exercícios de respiração e dicção para melhorar o seu discurso.


Por: Matheus Lima

Comunicar é inerente à vida. Não temos como fazer uma dissociação entre a vida e a comunicação, pois nos relacionamos com o mundo através dela, expressando nossos sentimentos e pensamentos. A dicção é a forma como são articuladas e pronunciadas as palavras e deve ser clara e precisa, devendo para isso ser treinada, corrigida e aperfeiçoada.

Se você não domina as técnicas, separamos alguns exercícios de respiração e dicção para melhorar o seu discurso:

1. Grave e ouça a sua voz

A primeira dica para quem quer saber como melhorar a dicção é gravar a si mesmo lendo um texto aleatório. Essa ação ajudará você a parametrizar os pontos que precisam ser melhorados, ouvir quais sílabas você tem mais dificuldade em pronunciar e os trechos que ficaram menos compreendidos.

Faça a experiência de falar em ritmos, propósitos e emoções diferentes. Quanto mais opções testar, mais conhecimento terá da sua voz e dos pontos a melhorar.


2. Escolha o ritmo ideal para a fala

O ritmo é fundamental para definir a sua melhor dicção. Fale sempre ao seu tempo, concentre-se na melhor forma de pronunciar cada sílaba. Com calma, você conseguirá se comunicar melhor e com mais clareza.

Para ter um bom parâmetro de como está sua clareza, recorra novamente às gravações, tanto durante a prática de discursos, quanto durante os exercícios que estiver fazendo. Caso você detecte sons específicos em que sua dicção esteja ruim, procure por mais exercícios e continue a trabalhar em cada detalhe.


3. Pratique exercícios repetidamente

O sucesso para uma boa fala está no quanto você se dedica a melhorar a dicção. Força de vontade e determinação são fundamentais para a prática.

Alguns tipos de exercícios trabalham a articulação da língua e dos músculos da boca, ajudando a treinar a pronúncia perfeita de cada sílaba e palavra para melhorar a dicção, como o exercício da caneta ou lápis. Confira:

Primeiro, é preciso travar os lábios com algum objeto — pode ser um lápis ou uma caneta —, com a ponta de trás posicionada cerca de 1 cm para dentro da boca.

Depois, leia frases curtas e repita-as muitas vezes, sem deixar que a qualidade da pronúncia caia durante as repetições. Quando cansar, tire o lápis e treine as frases nos movimentos normais.

Uma boa dica é usar frases que tenham padrões diferentes, como trava-línguas, rimas e frases com sílabas as quais tenha mais dificuldade em pronunciar. Assim, você diversifica e aproveita melhor o exercício. Abaixo, estão algumas frases que poderão ajudá-lo no treino:

Texto simples

“A clareza da comunicação é um fator determinante na conquista da confiança, que, por sua vez, é fundamental na construção da credibilidade. A credibilidade é fator essencial no êxito do orador.”

Rima

“Caxuxa é uma bruxa baixinha e feliz. Tem uma pinta roxa bem na ponta do nariz. No seu xale xadrez embrulhou o Pixoxó, seu peixinho voador. Ele é o seu xodó!”

Trava-língua

“Lalá, Lelé e Lili, e suas filhas Lalalá, Lelelé e Lilili, e suas netas Lalelá, Lelalé e LeLali, e suas bisnetas Lilelá, Lalilé e Lelali, e suas tataranetas Laleli, Lilalé e Lelilá, cantavam em coro LALALALALALALALÁ.”

Dicas e sugestões para ser um grande orador

As técnicas e os exercícios que passamos até aqui são recursos muito valiosos para qualquer pessoa que procura melhorar a dicção, porém, se o seu objetivo for aprimorar técnicas para uma boa oratória e aperfeiçoar o desempenho do seu discurso, essas duas outras dicas vão ajudar você:

Desenvolva as expressões corporais

Invista no seu lado artístico para desenvolver as expressões corporais, trabalhar a voz, melhorar a oratória e acabar de vez com a timidez.

Pode ser dança, teatro,  música e curso de oratória. A arte, além de ser uma das melhores formas de externar nossas emoções, trabalha a motivação e também ajuda no desenvolvimento pessoal.

Procure um coaching de oratória e comunicação

Se você deseja ser um grande orador, o melhor é procurar orientação específica focada em suas necessidades. Para isso, um treinamento em coaching de oratória e comunicação seria perfeito.

Um profissional coach de comunicação ajudará você a desenvolver técnicas de oratória aprimoradas, para se destacar no mercado de trabalho, nos estudos, em debates, entrevistas etc.

Quer saber mais sobre como melhorar a dicção? Clique no link e confira algumas outras dicas sobre o assunto Cuidados com a Voz e Treinamento para exercitar a voz

Dê sua opinião:


Veja também:

A cada duas horas uma mulher é morta no Brasil

A cada duas horas uma mulher é morta no Brasil

Mais de 600 casos de câncer de boca são registrados no Piauí em 2018

Mais de 600 casos de câncer de boca são registrados no Piauí em 2018

Aluno da Comradio, integra equipe de reportagem da TV Band Piauí

Aluno da Comradio, integra equipe de reportagem da TV Band Piauí