Por: Matheus Lima
Comunicar é inerente à vida. Não temos como fazer uma dissociação entre a vida e a comunicação, pois nos relacionamos com o mundo através dela, expressando nossos sentimentos e pensamentos. A dicção é a forma como são articuladas e pronunciadas as palavras e deve ser clara e precisa, devendo para isso ser treinada, corrigida e aperfeiçoada.
Se você não domina as técnicas, separamos alguns exercícios de respiração e dicção para melhorar o seu discurso:
1. Grave e ouça a sua voz
A primeira dica para quem quer saber como melhorar a dicção é gravar a si mesmo lendo um texto aleatório. Essa ação ajudará você a parametrizar os pontos que precisam ser melhorados, ouvir quais sílabas você tem mais dificuldade em pronunciar e os trechos que ficaram menos compreendidos.
Faça a experiência de falar em ritmos, propósitos e emoções diferentes. Quanto mais opções testar, mais conhecimento terá da sua voz e dos pontos a melhorar.
2. Escolha o ritmo ideal para a fala
O ritmo é fundamental para definir a sua melhor dicção. Fale sempre ao seu tempo, concentre-se na melhor forma de pronunciar cada sílaba. Com calma, você conseguirá se comunicar melhor e com mais clareza.
Para ter um bom parâmetro de como está sua clareza, recorra novamente às gravações, tanto durante a prática de discursos, quanto durante os exercícios que estiver fazendo. Caso você detecte sons específicos em que sua dicção esteja ruim, procure por mais exercícios e continue a trabalhar em cada detalhe.
3. Pratique exercícios repetidamente
O sucesso para uma boa fala está no quanto você se dedica a melhorar a dicção. Força de vontade e determinação são fundamentais para a prática.
Alguns tipos de exercícios trabalham a articulação da língua e dos músculos da boca, ajudando a treinar a pronúncia perfeita de cada sílaba e palavra para melhorar a dicção, como o exercício da caneta ou lápis. Confira:
Primeiro, é preciso travar os lábios com algum objeto — pode ser um lápis ou uma caneta —, com a ponta de trás posicionada cerca de 1 cm para dentro da boca.
Depois, leia frases curtas e repita-as muitas vezes, sem deixar que a qualidade da pronúncia caia durante as repetições. Quando cansar, tire o lápis e treine as frases nos movimentos normais.
Uma boa dica é usar frases que tenham padrões diferentes, como trava-línguas, rimas e frases com sílabas as quais tenha mais dificuldade em pronunciar. Assim, você diversifica e aproveita melhor o exercício. Abaixo, estão algumas frases que poderão ajudá-lo no treino:
Texto simples
“A clareza da comunicação é um fator determinante na conquista da confiança, que, por sua vez, é fundamental na construção da credibilidade. A credibilidade é fator essencial no êxito do orador.”
Rima
“Caxuxa é uma bruxa baixinha e feliz. Tem uma pinta roxa bem na ponta do nariz. No seu xale xadrez embrulhou o Pixoxó, seu peixinho voador. Ele é o seu xodó!”
Trava-língua
“Lalá, Lelé e Lili, e suas filhas Lalalá, Lelelé e Lilili, e suas netas Lalelá, Lelalé e LeLali, e suas bisnetas Lilelá, Lalilé e Lelali, e suas tataranetas Laleli, Lilalé e Lelilá, cantavam em coro LALALALALALALALÁ.”
Dicas e sugestões para ser um grande orador
As técnicas e os exercícios que passamos até aqui são recursos muito valiosos para qualquer pessoa que procura melhorar a dicção, porém, se o seu objetivo for aprimorar técnicas para uma boa oratória e aperfeiçoar o desempenho do seu discurso, essas duas outras dicas vão ajudar você:
Desenvolva as expressões corporais
Invista no seu lado artístico para desenvolver as expressões corporais, trabalhar a voz, melhorar a oratória e acabar de vez com a timidez.
Pode ser dança, teatro, música e curso de oratória. A arte, além de ser uma das melhores formas de externar nossas emoções, trabalha a motivação e também ajuda no desenvolvimento pessoal.
Procure um coaching de oratória e comunicação
Se você deseja ser um grande orador, o melhor é procurar orientação específica focada em suas necessidades. Para isso, um treinamento em coaching de oratória e comunicação seria perfeito.
Um profissional coach de comunicação ajudará você a desenvolver técnicas de oratória aprimoradas, para se destacar no mercado de trabalho, nos estudos, em debates, entrevistas etc.
Quer saber mais sobre como melhorar a dicção? Clique no link e confira algumas outras dicas sobre o assunto Cuidados com a Voz e Treinamento para exercitar a voz
Dê sua opinião: