Saiba os tipos de enquadramento mais utilizados
Fale conosco (86) 98825-6602

Saiba os tipos de enquadramento mais utilizados

Nunca se produziu tantas imagens e vídeos como agora, são bilhões sendo produzidas diariamente e distribuídas pela redes sociais. E para você fotografar e filmar ainda melhor listamos alguns tipos de enquadramento mais utilizados.


Por: Matheus Lima

Se você grava vídeos a algum tempo ou sabe algo de fotografia já ouviu falar na famosa regra dos terços. Basicamente é uma regra que faz você posicionar o assunto da sua cena, seja um objeto ou um personagem de acordo com linhas imaginárias que a gente traça na tela ou no seu visor da câmera. Como mostrado na imagem abaixo.

Kill Bill-Quentin Tarantino

Na teoria esses são os pontos que o nosso cérebro mas presta atenção, mas só saber dessa regra não é o suficiente pra você conseguir fazer coisas fantásticas.

Para você da aquele Up! nas suas produções, você precisa se ligar nos enquadramentos e nas mensagens que ele pode passar no seu vídeo.

Plano Geral

ratatouille-Brad Bird

Também chamado, na intimidade, de “Geralzão” a função dele é mostrar no seu vídeo tanto o cenário quanto o objeto na sua cena, só que em tamanho bem pequeno, isso pode ser um carro, um navio, uma pessoa. pelo fato do seu objeto ser tão pequeno, ele acaba dando uma certa empatia entre o espectador e o personagem, isso mostra que o objeto é bem pequeno comparado ao mundo onde ele está inserido. Ambas as interpretações são possíveis, mas elas vão depender da atmosfera que você criar no seu video, que vai está totalmente relacionada a trilha sonora e o ritmo da sua edição.

Plano Médio

Harry Potter- Bloomsbury Publishing Plc

O Diabo Veste Prada-David Frankel

No plano médio você filma seu objeto por inteiro mais deixe uma certa folga em todos os lados, esse plano é bastante neutro e não passa uma mensagem clara para cena, então é algo que você tem que usar com sabedoria.

Plano Americano

Star Wars Ataque dos Clones-George Lucas

Vingadore A Era de Ultron-Joss Whedon

Revela expressões faciais e corporais do ator, estabelece inter-relação entre dois personagens, e mostra a pessoa do joelho para cima. O plano americano foi baseado do teatro, eles tentaram tirar a formatação do teatro para dentro do cinema e o resultado foi esse.

Primeiro Plano

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain-Jean-Pierre Jeunet

Esqueceram de Mim-Chris Columbus

Concentra-se num rosto ou detalhe de uma cena. Revela o personagem e seus sentimentos. Desempenha função mais emocional. plano é cortado pouco abaixo das axilas. Permite por exemplo imagens de alguém a fumar,cortando totalmente o ambiente em redor. Este tipo de planos privilegia o que é transmitido pela expressão facial. Esse também é o plano mais usados para Vloggers que você deve acompanhar no youtube, justamente por esse sensação de intimidade

Primeiríssimo Plano

O Iluminado-Stanley Kubrick

Laranja Mecânica-Stanley Kubrick

No filme O Regresso parte da jornada do Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) foi filmado em primeiríssimo plano, você sabe porque? Justamente porque o personagem passa a maior parte do tempo sozinho, e para você entender os sentimentos dele em cada cena fica bem mais fácil utilizando esse tipo de plano.

E agora, se você quiser mais intimidade ainda, tem o…

Plano Detalhe

Senhor dos Anéis-Peter Jackson

Harry Potter e o Enigma do Príncipe-David Yates

Enfoca um detalhe mínimo, muitas vezes de maneira que não se consegue reconhecer o objeto. Cria um sentido de mistério e surpresa quando o tema é revelado. Plano de impacto visual e emocional, mostrando uma parte essencial do assunto, às vezes criando uma imagem abstrata.

Existe uma infinidades de tipos de planos, mais para você que está começando esses são os suficientes, e não precisa se prender a esses enquadramentos você é livre para criar qualquer coisa, os melhores exemplos é o filme Kill Bill e a série Mr. Robot, que não se prende nos enquadramentos “normais”.

Dê sua opinião:


Veja também:

Prepare-se para não dormir está noite!

Prepare-se para não dormir está noite!

"A gente vem querendo ensinar e fica querendo ficar mais para aprender"

Técnicas de Voz

Técnicas de Voz