Pirâmide Invertida
Fale conosco (86) 99495-8096

Pirâmide Invertida

"Um relato que prioriza não a sequência cronológica dos fatos" Felipe Pena


Vou contar uma história aqui para você. História sinistra.

Tudo aconteceu em uma manhã de sábado, quando  José, que saia de casa para trabalhar às 5h da manhã. 

Ele pegava  dois ônibus, uma condução e o trem para chegar no trabalho às 8h. Nesse dia ele precisava ir à loteria, que ficava próximo do trabalho, para fazer alguns pagamentos. Quando estava próximo da loteria ele presencia o assassinato de um vereador muito conhecido da cidade.

Bem, essa história não é verídica, mas em um texto jornalístico, o início do relato não deveria ser dessa forma, mas sim com aquilo que chama mais atenção, e isso que embasa a Pirâmide Invertida.

O jornalista, e escritor Felipe Pena, no seu livro Teoria do Jornalismo, diz que a Pirâmide Investida "consiste em um relato que prioriza não a sequência cronológica dos fatos, mas escala em ordem decrescente os elementos mais importantes na verdade, os essenciais, em uma montagem que os hierarquiza de modo a apresentar inicialmente os mais atraentes, terminado por aquele de menos apelo" .

Ou seja, o texto deveria iniciar relatando a morte do vereador e que existia uma testemunha crucial que esteve presente na hora do crime. 

Dê sua opinião:


Veja também:

I Festival Online Mulheres de Visão - Inscrições Abertas

I Festival Online Mulheres de Visão - Inscrições Abertas

Lista dos Aprovados no TCC

Lista dos Aprovados no TCC

Apresentação de TCC será online

Apresentação de TCC será online