Dicas para conseguir fazer uma boa reportagem na era digital
Fale conosco (86) 98825-6602

Dicas para conseguir fazer uma boa reportagem na era digital

listamos aqui três dicas para você conseguir produzir um conteúdo jornalístico de qualidade, de forma rápida e eficiente, na era digital. Continue lendo e confira!


O jornalismo digital é uma das principais tendências da comunicação mundial, e tem transformado a forma com que as pessoas consomem notícias. Se, antes, os leitores precisavam esperar o jornal de domingo para ter acesso a uma boa reportagem, hoje tudo acontece instantaneamente, ao alcance de um clique.

1. Escolha um tema relevante

Para criar um conteúdo que desperte o interesse do seu público-alvo, você precisa ir em busca de temas que lhe são relevantes. Dentro da temática da sua rádio, você deverá pensar no contexto das notícias atuais e escolher um assunto que gere curiosidade nos seus ouvintes.

Existem várias maneiras de direcionar uma boa reportagem. Você só precisa encontrar a que melhor se aproxime do segmento que quer atingir, e encontrar uma forma criativa e inovadora de traduzir essas informações.

Você pode, por exemplo, falar sobre uma notícia factual, uma curiosidade que agrade os seus fãs ou explicar como são os bastidores do seu programa.

2. Faça textos curtos

A última dica é produzir conteúdos curtos. Mas, atenção: curto não significa incompleto ou raso!

Na era digital, os textos tendem a ser cada vez menores e mais concisos, contando com o recurso da atualização a qualquer momento. Ainda assim, é essencial que as suas reportagens contem com todas as informações necessárias e tragam uma informação realmente relevante para o seu público.

3. Pesquise e transmita por meio das redes sociais

Para chegar ao melhor enfoque da matéria, você deverá pesquisar e absorver todas as informações de qualidade que encontrar. E, quanto a isso, apesar de estar cheia de notícias e informações falsas, as redes sociais ainda são uma boa opção para encontrar um tema interessante para a sua reportagem.

Além da pesquisa, as redes sociais também oferecem a oportunidade de entregar uma notícia de forma mais rápida e eficiente do que a concorrência. Plataformas como o Facebook, YouTube e Instagram permitem a transmissão de vídeos ao vivo, o que pode ser uma grande diferencial da sua rádio.

É possível, por exemplo, que você ou a sua equipe façam vídeos rápidos, com uma prévia do conteúdo que será abordado na reportagem. Assim, seus seguidores terão acesso ao conteúdo em primeira mão, o que faz toda a diferença nesta era em que tudo é urgente e instantâneo.


Agora que você já sabe fazer um reportagem que tal por em pratica, se arrisque e coloque a mão na massa...

Dê sua opinião:


Veja também:

O que é o Projeto Mulheres de Visão?

O que é o Projeto Mulheres de Visão?

Pré-Lançamento do Projeto Mulheres de Visão

Pré-Lançamento do Projeto Mulheres de Visão

Ouça a campanha do Projeto Mulheres de Visão

Ouça a campanha do Projeto Mulheres de Visão