Faça uma boa entrevista para rádio
Fale conosco (86) 98825-6602

Faça uma boa entrevista para rádio

Você sabe como fazer uma entrevista jornalística? Embora essa não seja uma tarifa simples, com essas dicas é possível melhorar suas produções.


1. Planeje a entrevista

O primeiro passo para uma entrevista de sucesso é o planejamento, que deve começar bem antes das perguntas de fato serem feitas. Escolha um tema relevante e inovador para o seu público, identificando o melhor enfoque para abordá-lo e as pessoas ideais a serem entrevistadas.

É possível realizar entrevistas realmente incríveis de forma bem simples, desde que o planejamento seja feito da forma correta, considerando cada etapa do seu projeto e a melhor forma de concretizá-lo em um conteúdo de qualidade para os seus ouvintes.

2. Pesquise

Após planejar a sua entrevista e definir os potenciais entrevistados, é hora de pesquisar. Procure mais informações sobre os assuntos e pessoas escolhidas para a reportagem, sempre buscando se aprofundar e encontrar novidades sobre a temática.

Um bom jornalista precisa estar sempre preparado para as suas entrevistas, e a melhor forma de fazer isso é por meio de pesquisas. Com informações relevantes em mãos, é possível definir as melhores perguntas a serem feitas e evitar constrangimento ou episódios de ignorância diante do entrevistado.

3. Defina as perguntas

Após planejar e pesquisar, chegou a hora de elaborar o seu roteiro de perguntas. As perguntas são essenciais para a sua entrevista, podendo definir o sucesso ou fracasso dela. Por isso, redobre o cuidado e a atenção nessa parte!

Faça perguntas bem elaboradas, dividindo-as por ordem de temas e importância. E fique sempre atento e aberto a mudanças. Às vezes a pergunta dada pelo entrevistado pode dar abertura para uma nova questão ainda mais interessante do que as planejadas.

Esteja atento ao formato das questões formuladas, pois elas podem conduzir a sua entrevista de uma forma positiva ou negativa. As perguntas abertas dão ao entrevistado uma possibilidade de resposta mais completa e embasada, enquanto as perguntas fechadas limitam-se às respostas “sim” ou “não”.

Dê sua opinião:


Veja também:

Curso Técnico de Rádio & TV

Curso Técnico de Rádio & TV

ESCOLA COMRADIO ABRE PROCESSO SELETIVO

ESCOLA COMRADIO ABRE PROCESSO SELETIVO

Séries para maratonar com o Crush

Séries para maratonar com o Crush